» ESCOLINHA - Joho e Nhampuepua

PROJECTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR e APADRINHAMENTO!


Na província de Sofala e do Niassa, inseridas em duas comunidades rurais com populações vulneráveis, encontram-se as nossas ESCOLINHAS de educação pré-escolar para crianças entre os 2 e os 5 anos de idade. 

A ESCOLINHA de Nhampuepua, em Sofala (em parceiras com a Fundação LVIDA) e a ESCOLINHA de Joho, no Niassa, implementada pela APOIAR.

A ESCOLINHA de Nhampuepua foi construída em 2020, depois da passagem do ciclone Idai, numa comunidade muito afectada por esta calamidade e onde as crianças precisavam com urgência deste apoio. Precisavam da atenção das educadoras, dos nossos cuidados, das nossas refeições. É nesta ESCOLINHA que acontece o programa de Apadrinhamento à Distância pela Fundação LVIDA em parceira com a APOIAR.

A construção da ESCOLINHA de JOHO foi financiada do Prémio do Programa Vinci para a Cidadania, e inaugurada em Fevereiro de 2023. A APOIAR já desenvolvia nesta comunidade o projeto MAYI (0-2 anos) e o projeto KUKULA (6-12 anos) e a ESCOLINHA (2-5 anos), através da educação e nutrição das nossas crianças, vem prevenir o aparecimento da estados de desnutrição crónica que encontrávamos nas crianças mais velhas, nestas comunidades. 

As ESCOLINHAS acompanham a educação, saúde e nutrição das crianças desta faixa etária (2 aos 5).

O programa de apadrinhamento a estas crianças traduz-se no acesso a 2 refeições diárias, material escolar e cuidados médicos direcionando sempre para os centros de saúde.  



O QUE TEMOS VINDO A ALCANÇAR!

A APOIAR já implementou projetos de educação pré-escolar em 3 comunidades, nas províncias de Sofala e Niassa.

SOFALA (2 Escolinhas):
Escolinha do Dondo (2008) - terminou a sua atuação;
Escolinha de Nhampuepua (2020) - em funcionamento - APOIAR & FLVIDA;

NIASSA (1 Escolinha):
Escolinha de Joho (2023) - em funcionamento - responsável APOIAR;


Share by: