Quem somos

 A nossa 
missão

A APOIAR - Associação Portuguesa de Apoio a África é uma ONG portuguesa, nascida em Março de 1995, que promove projectos de desenvolvimento nas áreas da Nutrição, Saúde, Educação e Formação em África.


Temos como missão “educar para o desenvolvimento sustentável e promover a ajuda humanitária, contribuindo para a quebra do ciclo de pobreza absoluta” e contamos com múltiplos projectos implementados em África com impacto em 20.000 famílias, 10.000 jovens e milhares de crianças. 
Para a execução dos nossos objectivos, a APOIAR trabalha em estreita colaboração com parceiros locais. Desde 2012 que a APOIAR foca a sua actuação em Moçambique.

A nossa direcção

Os membros do nossa direcção são apaixonados pela causa e têm um conjunto único de competências e experiência para levar a nossa organização mais longe.

A nossa equipa

Gostamos de fazer tudo acontecer. Move-nos a entrega à causa e o trabalho com sentido. Importamo-nos profundamente com o que fazemos todos os dias. Trabalhamos com dedicação e amor, pois sabemos a responsabilidade que temos de alcançar mais para quem mais precisa. Uma causa tão nobre, merece o nosso melhor esforço em todos os níveis da operação. 

EQUIPA PORTUGAL
EQUIPA MOÇAMBIQUE

A nossa história

Quando surgimos, em 1995, aquando da nossa 1ª visita a Moçambique, foi-nos pedido que concentrássemos a nossa acção no ensino de informática. Nessa altura, sendo Moçambique um dos 5 Países mais pobres do mundo, o pedido que nos faziam levantou-nos algumas questões... Por outro lado, a abertura deste país ao investimento estrangeiro, à banca e outras instituições informatizadas, deram-nos força para seguir em frente com o que nos era pedido. Em 9 anos, abrimos centros de informática em Maputo, Xai-Xai, Beira, Manjacaze, Inhambane, Manica, Quelimane, Lichinga e Pemba, com o co-financiamento da Comissão Europeia e do Instituto da Cooperação Portuguesa. Capacitámos cerca de 120 formadores por todo o país em regime intensivo de 2 meses, que por sua vez continuam a acção de formação a utilizadores, tornando os centros não só auto-sustentáveis, como, principalmente, lucrativos e capazes de gerar recursos para as Instituições de apoio social em que se encontram inseridos.

Com a preocupação de responder às necessidades sentidas pelas populações no terreno, ao longo dos anos, fomos desenvolvendo outros projectos.

Fomos até Angola!
Em 2004, a APOIAR pôs mãos à obra em Lobito na melhoria das instalações do Centro de Saúde do Bom Pastor que serve o Bairro da Cabaia. Bairro este com uma população extremamente carenciada. O Centro de Saúde servia uma média de 300 doentes por dia. Aqui foi também desenvolvido um projecto de formação profissional composto pelo centro de formação e produção de corte e costura. Nesta altura, foi também restaurada e equipada uma carpintaria para a formação de carpinteiros e produção de peças em madeira.

Entre 2006 e 2007 foram criados dois Centros de Formação em Informática na Província de Benguela. Um na Diocese do Lobito e outro na Escola Profissional de S. Paulo. Em 2010, dotámos com livros especializados a biblioteca jurídica da Universidade Católica do Lobito.

Em 2009, no Alto da Catumbela - uma pequena aldeia repovoada de refugiados da guerra vindos do interior de Angola que vivem no limiar da pobreza absoluta - abrimos o Centro de Saúde Alto da Catumbela, um projecto que teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. O Jardim de Infância das crianças desta Aldeia foi totalmente equipado pela APOIAR permitindo que tenham o acesso a educação de maior qualidade e um melhor espaço para brincarem com segurança. As Servas Franciscanas Reparadoras do Imaculado Coração de Jesus foram as parceiras no terreno destes projectos.

Além do projecto de Centros de Informática, reforçámos a nossa actuação em Moçambique noutras áreas!
Instalámos Bibliotecas e Ludotecas um pouco por todo o país. Os Livros foram um excelente apoio à Alfabetização e os CDs didácticos deram um apoio muito importante aos professores que tinham desde há muitos anos, uma enorme dificuldade de acesso a livros. Em 1997, no Xai-Xai, construímos a Escolinha do André, em conjunto com as irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, que recebe 250 crianças desfavorecidas distribuídas desde a pré-primária até à 5ª classe e cerca de 60 adultos nos cursos de alfabetização. Durante as cheias de 2000, muitas famílias ficaram desalojadas e a pedido das irmãs Dominicanas demos início a um projecto de reconstrução e reparação de casas e palhotas existentes. Até final de 2008 foram construídas 48 casas para as famílias que acolhem as crianças da Escolinha do André no Xai-Xai. Sabendo da importância dos recursos hídricos para o desenvolvimento da população, em 2008 procedemos à abertura de furos de água em Xai-Xai e em Tete.

Fomos pioneiros no desenvolvimento de programas de apadrinhamento de crianças à distância.
Actualmente, gerimos o programa de apadrinhamento à distância em parceria com a Fundação L. Vida. Os primeiros passos foram dados em 1999, na Escolinha do André no Xai Xai. São os padrinhos que permitem que as crianças tenham acesso a alimentação e frequentem a Escola. A gestão do projecto de apadrinhamento foi entregue à Organização "Um Pequeno Gesto", no ano de 2008. Em 2002, o projecto de Apadrinhamento estendeu-se às crianças do orfanato do Mumemo. Após 10 anos de cooperação da APOIAR, em 2012, a gestão do projecto do Apadrinhamento foi entregue a este parceiro local. Ainda em Mumemo, foram organizados rastreios de HIV, em parceria com Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. No ano de 2009, foram efectuados 15.000 testes e estiveram em tratamento 1.365 doentes. A iniciativa foi potenciada pelo Festival de Música e Dança do Mumemo. Também em Mumemo, dada a elevada taxa de desemprego e falta de habitação própria das famílias, a APOIAR desenvolveu um projecto de formação em construção de casas em terra crua indo de encontro às necessidades de habitação mas sobretudo promovendo a formação em técnicas de construção tradicionais e económicas. Os formandos do curso continuam hoje a construir casas para as famílias do Bairro do Mumemo. 

Em 2015, em Mandimba, no Niassa, iniciámos o Projecto KUKULA – cozinhas escolares moçambicanas, um programa de alimentação escolar que contempla a distribuição gratuita de duas refeições diárias nutritivas aos alunos assíduos e que já se encontra presente em 5 escolas. Em 2017 lançámos em Sofala, na Escola da Mafarinha o mesmo programa - Projecto KOOK4ALL. E no Dondo lançámos a primeira semente do Projecto MAYI – Academia de Formação e Nutrição Materno-Infantil que existe para melhorar a alimentação e saúde de grávidas, mães e seus bebés até aos 2 anos.

Cozinhas escolares! 
Em 2015, em Mandimba, no Niassa, iniciámos o Projecto KUKULA – cozinhas escolares moçambicanas, um programa de alimentação escolar que contempla a distribuição gratuita de duas refeições diárias nutritivas aos alunos assíduos, que já se encontra presente em 5 escolas e que abrange uma média de 1366 crianças (dados de 2019). Neste programa, temos vindo a apostar no desenvolvimento de hortas escolares de forma a otimizar o modelo de aquisição de produtos. Procuramos assim, promover comunidades mais sustentáveis, reduzir custos operacionais e facilitar a logística de transporte dos produtos alimentares. 

Em Sofala, na escola da Mafarinha, também foi implementada uma cozinha escolar que abrangeu 1496 alunos. Complementarmente, em parceria com a Embaixada do Japão e autoridades governamentais locais construímos, nesta escola, duas salas de aula, 1 muro para proteger a escola e um armazém de apoio à cozinha. 

Academia de Formação em Saúde e Nutrição Materno Infantil - MAYI
É também em Sofala que é desenvolvido o projecto MAYI - Academia de Formação em Saúde e Nutrição Materno-Infantil, direccionado para grávidas e mães com bebés até aos dois anos de idade. Mo MAYI procuramos formar, e empoderar, as participantes com conhecimentos, ferramentas, e rede de suporte, que lhes permitam proteger e cuidar dos seus bebés de forma a que estes alcancem o seu potencial máximo de desenvolvimento. Desde 2017 o MAYI já formou mais de 500 participantes.
 
ALIMENTAR | EDUCAR = VENCER!
Mais recentemente, em 2018, em Maputo, foi lançado o projecto APOIAR CAMPEÕES direcionado para as crianças e jovens mais vulneráveis dos bairros de Maputo. Este projecto complementa os treinos, e os valores adquiridos através da prática desportiva, com um programa de mentoria. O objectivo é potenciar uma geração de jovens talentosos com poder para actuarem como agentes de mudança, nas suas vidas e nas suas comunidades.

Março de 2019 - O Ciclone Idai
O ciclone Idai afectou directamente as operações e projectos da APOIAR no terreno. No seguimento desta catástrofe foi estruturada e accionada uma rede de resposta: 

 • APOIAR na emergência: facilitar a distribuição da ajuda de emergência imediata para as comunidades vulneráveis em articulação com os organismos governamentais, nacionais e internacionais especialistas em emergência humanitária; garantir a sobrevivência e segurança das pessoas em maior situação de vulnerabilidade. 

 • APOIAR na reconstrução: reforçar a capacidade de recuperação das comunidades do Dondo mais afectadas pelo ciclone idai. Esta intervenção concretiza-se na reconstrução de casas e infraestruturas mais seguras e resistentes com a comunidade (com o apoio da SIC Esperança, Compal e doadores individuais), promoção da segurança alimentar por meio da implementação de cozinhas escolares (com o apoio da Compal e doadores individuais), da recuperação das machambas (hortas) de famílias de comunidades rurais (com apoio de 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo), e promoção da saúde e nutrição através do acompanhamento diário de mães e grávidas de bebés até aos dois anos no Centro de saúde F.LVIDA.      

Os nossos estatutos

Conheça AQUI os nossos estatutos.

Share by: