» APOIAR Campeões

APOIAR Campeões

A educação é um propósito da APOIAR. 
Garantir o sucesso escolar de crianças e jovens num novo contexto, de desporto, foi a força inicial que nos levou a lançar este projecto.
Em paralelo, a vontade de potenciar as capacidades destas crianças, que procuram um futuro melhor, levou-nos ao desenvolvimento das Bolsas de Desenvolvimento de Talento Jovem, que aliam o Apoio Escolar, o Desporto e um programa de Literacia Emocional, numa Academia de Campeões. 

O projeto APOIAR Campeões começou em Maputo, em 2019, fruto de uma união entre a APOIAR e a Federação Moçambicana de Rugby. Após uma pausa mundial repentina, recomeçou em 2021 mas desta vez na província de Sofala. O projeto procura promover o desenvolvimento de crianças e jovens vulneráveis, através da prática desportiva e inserindo-os num programa de mentoria e apoio escolar. 


Esta v2 do APOIAR Campeões em Sofala, que alia o estudo e a prática desportiva é agora um projeto financiado pelo Camões, I.P.


Queremos garantir que crianças e jovens têm maior assiduidade e sucesso escolar. Que têm planos para a sua vida, que serão adultos profissionais e ativos na comunidade. 
No projeto APOIAR Campeões estas crianças reúnem-se com os seus mentores, lancham, estudam (desenvolvendo as suas habilidades), praticam desporto e preparam assim o seu futuro.

>> 2019/2020 (Maputo) - distribuímos 6.500 lanches a jogadores entre os escalões sub8 e séniores, iniciamos as Bolsas de Desenvolvimento de Talento Jovem com o acompanhamento de 23 crianças; com o início da pandemia vimo-nos obrigados a suspender o projeto, retomamos a atividade com uma nova réplica em Sofala.   

>> 2021 (Sofala) – Lançamento do Novo APOIAR Campeões
>> 2022 (Sofala) – Primeiro ano do APOIAR Campeões onde apoiamos 132 jovens do 5º ano em 2 escolas com a ajuda de 42 mentores universitários e do ensino secundário e distribuímos 13 154 lanches.
>> 2023 (Sofala) – Segundo ano do APOIAR Campeões em Sofala onde apoiamos 265 jovens do 5º e 6º ano em 2 escolas com a ajuda de 41 mentores do ensino secundário e distribuímos 26 645 lanches.
Share by: