Idai - com social (pag inativa)

Mortes do ciclone em Moçambique serão “muito mais de mil”

20.04.2019
Pedro Matos, coordenador do Programa Alimentar Mundial em Moçambique, diz que para melhor perceber a dimensão da tragédia o “mais representativo” é a declaração de Nyusi de que havia “350 mil pessoas em risco imediato de vida”
Leia Mais

Conferência de doadores para apoiar Moçambique analisa plano de reconstrução no final de maio

22.04.2019
Equipas no terreno estão a avaliar os estragos para a elaboração de um plano de reconstrução. A conferência vai ocorrer na cidade da Beira e visa obter recursos para reconstruir os estragos do Idai.

Ler Mais

Moçambique: quando uma equipa de futebol feminino ajuda a combater a cólera

11.05.2019
Nos bairros de Chingussura, nas redondezas da Beira, as jogadoras do Cocoricoó, campeãs nacionais de futebol feminino em Dezembro, disponibilizaram o campo onde jogam para os MSF poderem abrir um centro hospitalar improvisado, onde continuam a assistir vários doentes. Além disso, como mostram estas imagens cedidas pela organização médica, as futebolistas amadoras uniram-se para montar as tendas e colocar telhados nas habitações daquela localidade.
Ler mais

Chuvas assustam populações afetadas pelo ciclone Idai em Moçambique

15.04.2019
As chuvas que se têm feito sentir estão a pôr em causa as reconstruções das habitações que ficaram afetadas pela catástrofe que atingiu o país em meados de março.

Leia Mais

SIC Esperança envia 5 mil mochilas para ajudar Moçambique

12.04.2019
Dentro da "mochila esperança" estão alimentos e produtos de higiene embalados por várias mãos solidárias
A SIC Esperança fez uma recolha dos bens conseguidos através da campanha lançada para apoiar Moçambique. No total, vão ser entregues 5 mil mochilas com material essencial.

Leia Mais

Idai. Número de vítimas mortais em Moçambique sobe para 603

13.04.2019
As autoridades moçambicanas confirmaram mais uma vítima mortal do ciclone, face ao último balanço. O número de feridos e de casas destruídas também subiu.
Leia Mais

Moçambique anuncia sétima morte causada por surto de cólera

09.04.2019
O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou hoje a sétima morte causada pelo surto de cólera que irrompeu após a passagem do ciclone Idai no centro do país.
Leia Mais

Moçambique: cuidar de quem trata da saúde dos outros

09.04.2019
Também os trabalhadores humanitários que intervém em cenários de catástrofe precisam de cuidados de saúde e estão vulneráveis ao stresse pós-traumático. A primeira responsabilidade da equipa da Cruz Vermelha Portuguesa a atuar em Moçambique é cuidar de si mesma
Leia Mais

Idai: Moçambique recebe sete milhões de euros de novo envelope de 12 ME da UE

8.04.2019
A Comissão Europeia anunciou verba adicional de 12 milhões de euros de ajuda humanitária para Moçambique, que recebe a maior fatia (sete milhões), Zimbabué (quatro milhões) e Maláui (um milhão).
Leia Mais

1,5 milhões de crianças precisam de ajuda urgente após ciclone Idai

28.03.2019
São crianças naturais de Moçambique, Malawi e Zimbabué.
A UNICEF diz que mais de um milhão e meio de crianças precisam de ajuda urgente, depois da passagem do ciclone Idai.

Ao todo, a organização das Nações Unidas estima que haja três milhões de pessoas a necessitarem de assistência humanitária.
Leia Mais

Idai. Vítimas mortais em Moçambique sobe para 493

29.03.2019
Continua a subir o número de mortos causados pela passagem do ciclone em Moçambique. O novo balanço das autoridades moçambicanas refere 493 e 1523 feridos. Em Sofala já há 138 casos de cólera.
Leia Mais

OMS lança campanha de vacinação contra a cólera no centro de Moçambique

29.03.2019
A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai promover uma campanha de vacinação contra a cólera no centro de Moçambique, destruído pelo ciclone Idai e onde as autoridades já detetaram cerca de 2.500 casos de diarreias. "O primeiro objetivo é evitar a propagação da cólera, que já tem cinco casos confirmados", anunciou esta quinta-feira em conferência de imprensa David Wichtwick, líder da equipa da OMS na cidade da Beira.
Leia Mais

Cidade moçambicana do Dondo necessita de alimentos para 90% da população

26.03.2019
A cidade de Dondo, a segunda maior da província moçambicana de Sofala, necessita de alimentos para cerca de 90% dos 100 mil habitantes, afetados pelo ciclone Idai, que devastou o centro de Moçambique e provocou 468 mortos.
Leia Mais

Governo moçambicano confirma surto de cólera na Beira

27.03.2019
As autoridades moçambicanas avançaram esta manhã que há um surto de cólera na Beira, em Moçambique. Cinco casos foram já confirmados em laboratório.
Leia Mais

As imagens da ajuda dos Médicos Sem Fronteiras na Beira

27.03.2019
Mais de 60 voluntários da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) estão na Beira, Moçambique, para responderem às emergências médicas resultantes da passagem do ciclone Idai no início de março. As equipas estão a trabalhar em três centros de saúde e em clínicas móveis para cuidar daqueles que sofrem de diarreia aguda e providenciar cuidados primários.
Leia Mais

Ciclone Idai. 761 mortos nos três países afetados

25.03.2019
Em Moçambique, o número de mortos subiu este domingo para 446 (...).

As autoridades identificaram até ao momento 761 mortos nos três países africanos que há dez dias foram afetados pela passagem do ciclone Idai.
Leia Mais

Idai: Autarca da Beira alerta para várias mortes com sintomas de cólera

25.03.2019
Daviz Simango, presidente do município da Beira, referiu hoje em entrevista à Lusa que há várias mortes registadas com sintomas de cólera, elevando os receios de um surto após o ciclone Idai. "Estamos à procura de [meios de] diagnóstico, mas nós conhecemos a cólera, conhecemos os sintomas e dinâmica" (...)
Leia Mais

Balanço mais recente do ciclone Idai sem portugueses entre as vítimas mortais

25.03.2019
O ministro dos Negócios Estrangeiros português afirmou hoje que não há portugueses entre as vítimas mortais constantes no último balanço relativo ao ciclone Idai, acrescentando que o número de cidadãos nacionais por localizar "é inferior a dez".
Leia Mais

Idai: 30 portugueses por localizar na cidade da Beira após ciclone

20.03.2019
Trinta portugueses estão por localizar na cidade da Beira depois da destruição provocada pelo ciclone Idai na quinta e sexta-feira, disse esta quarta-feira o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, em Maputo.
Leia Mais

Gente sem comer há dias, tetos a cair, telefonemas desesperados, medo de doenças: Moçambique sofre 

20.03.2019 às 11h00
Ciclone Idai devasta mesmo quando não sopra. As linhas de comunicação continuam cortadas e as chamadas para as zonas mais afetadas pelo ciclone em Moçambique ou não chegam sequer ou chegam mas não são atendidas. Resta assim falar com os que estão perto, que são os pais e os amigos. “Ela ligou-me a chorar, a dizer que uma grande parte do teto tinha caído”, diz um pai.
Leia Mais

Encurralados nos telhados, empoleirados nas árvores: depois do dilúvio, sobreviventes do ciclone Idai aguardam por ajuda dos céus

19.03.2019 às 18h40
O pior desastre natural de que há memória em Moçambique pode ter provocado mais de 1000 mortos. Cinco dias após o ciclone Idai ter varrido o país, ainda há pessoas à espera de ajuda em cima de telhados e comunidades isoladas pelas inundações. E, segundo as previsões, a chuva vai continuar a cair
Leia Mais

O colapso das barragens, a vaga de doenças e a falta de água potável. Os perigos que se seguem em Moçambique

20.03.2019
O país tenta recuperar da destruição deixada pelo ciclone Idai mas a previsão de novas chuvas aumenta o risco de colapso de barragens. Os centros de saúde não funcionam e não há água potável.
Leia Mais

Milhares sitiados no Centro de Moçambique onde existem mais de 200 mortos; Declarada Emergência Nacional e Luto de 3 dias 

20.03.2019
Cinco dias após o Ciclone tropical IDAI dissipar-se milhares de moçambicanos continuam sitiados nos tectos de casas e em copas de árvores no Centro de Moçambique onde as Bacias do Búzi e Púnguè estão inundadas. Os meteorologistas prevêem que as chuvas fortes, rajadas de ventos e trovoadas severas vão continuar, pelo menos até quinta-feira (21), 
Leia Mais

6 perguntas e 6 respostas sobre uma catástrofe: o Idai, que matou pelo menos 200 em Moçambique


O frio e a fome foram dois dos desafios enfrentados por quem sobreviveu em cima de árvores e edifícios às cheias provocadas pelo ciclone Idai no centro de país
Leia Mais
Share by: