Clipping

O que dizem sobre nós:

06.12.2022 » Resumo Evento “Juntos em Moçambique: O papel das ONGD Portuguesas na Reconstrução Pós-Ciclones"

As ONGD envolvidas juntara-se para apresentar os resultados dos 5 projetos que apoiaram na recuperação e reconstrução das províncias moçambicanas mais afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth.

20.06.2022 » APOIAR no programa BEM VINDOS da RTP África:

Uma conversa sobre a atividade da ONGD APOIAR em Moçambique.

31.04.2022 » Envio do contentor com as Baby Box para Moçambique:

Reportagem do Jornal Almeirinense ao envio do contentor da APOIAR, de Portugal para Moçambique.

24.07.2021 » O Despertar (MZ):

Inauguração da nossa Clínica Esperança: o novo Centro de Saúde de Nhampuepua.

19.03.2021 (Excerto APOIAR) » RTP e RTP África:
Partilhamos parte de um documentário transmitido, 2 anos depois do ciclone Idai, sobre os projetos de 5 consórcios, de ONGDs Portuguesas, financiados pelo "Mecanismo de Financiamento para Apoio à Recuperação e Reconstrução de Moçambique" através do Camões, I.P.

07.06.2019 » APOIAR /COMPAL /SIC ESPERANÇA:
Compal, APOIAR e Sic Esperança juntos na campanha "Ajude nos a Ajudar Moçambique".

Com a venda de Compal da Terra a Compal financiou a reconstrução de duas escolas e a distribuição de material escolar e refeições diárias aos alunos, durante 1 ano.

A todos os portugueses que participaram, ao comprar o néctar COMPAL da TERRA, o nosso OBRIGADO!

05.06.2019 » APOIAR /COMPAL /SIC ESPERANÇA:
"Ajude-nos a Ajudar Moçambique” foi uma campanha da APOIAR com a Compal, em parceria com a SIC Esperança, que surgiu na sequência dos ciclones que recentemente afetaram o país.

Esta iniciativa apoia 1.541 crianças e as suas famílias na Região da Beira, Dondo, ao reconstruir a Escola da Marcação e a Escola de Nhampuepue, ambas na Província de Sofala e através da distribuição, durante um ano, de refeições escolares diárias, e o material escolar, aos alunos do ensino básico dessas escolas.

Compal da Terra nasceu em Moçambique e é feito com as frutas mais apreciadas no país – manga, ata (anona), banana e malambe. A imagem do Compal da Terra é uma homenagem à Capulana – o tradicional tecido das mulheres moçambicanas, símbolo da história e da cultura Moçambicana.

Por cada embalagem de néctar Compal da Terra vendida, a marca Compal comparticipou com 1€, a totalidade do valor de venda do produto, o projeto de reconstrução.

22.02.2019 » Jornal O Almeirinese:
Reportagem sobre a organização e envio das caixas angariadas na Campanha de Natal 2018 (Babybox) para Moçambique.

Arquivo de Notícias

IRS SOLIDÁRIO!

De 1 de Abril a 30 de Junho de 2024:


Permita que o estado encaminhe para os projetos da APOIAR 0,5% do IRS já cobrado (sem qualquer custo extra para si). 


É um gesto solidário, um donativo totalmente gratuito e um sinal de esperança para as nossas crianças.

Ao submeter o seu IRS coloque o NiF da APOIAR na consignação: 503996696💛

Obrigado!

Duas novas cozinhas escolares em Macharote e Matope!

A APOIAR inaugurou, nos últimos dias, duas novas cozinhas escolares, em duas comunidades de províncias diferentes, Matope (em Tete) e Macharote (em Sofala). 

--

Foi no âmbito do projeto de "Alimentação escolar - Construção sustentável e resiliente, gestão inclusiva e adaptada de cozinhas escolares em Moçambique", financiado pelo Instituto Camões, implementado pela APOIAR e em parceria com o PRONAE, a ForAfrika, a Direção Provincial de Sofala, a Direção Distrital do Dondo e a Fundação LVIDA, que inaugurámos, no passado dia 8 de Fevereiro, uma nova cozinha escolar em Macharote (Sofala). Esta cozinha tem por base a construção das cozinhas KUKULA da APOIAR mas é construída, com os inputs e resultado destas parceiras, como "cozinha modelo" e referência para implementação de cozinhas escolares em Moçambique. 


No campo da nutrição, é a parceria com a JOINCO que financia a alimentação diária servida pela cozinha de Macharote. No dia da abertura distribuímos almoços a 278 crianças da escola de Macharote (dois dias depois assistimos a um aumento muito significativo, tendo mais 200 crianças na escola, e a almoçar, do que no primeiro dia - num total de 478 crianças).


Mais a norte, na província de Tete, inauguramos hoje, dia 12 de Fevereiro, uma nova cozinha escolar na comunidade de Matope. Com a parceria da MLT, esta é a 10º cozinha implementada e gerida diariamente pela equipa da APOIAR na província de Tete. Foi num ambiente de festa que 355 crianças e suas famílias se reuniram para inaugurar esta cozinha escolar que responde às necessidades mais básicas e diárias destas crianças, contribuindo também para a sua assiduidade escolar.

JANTAR APOIAR

É oficial! Estão abertas as inscrições para o Jantar de Natal da APOIAR, já no próximo dia 25 de Novembro.

Garanta já o seu lugar ou reserve uma mesa e convide os seus amigos. 

--

Dia 25 de Novembro estaremos juntos sabendo que é preciso "coragem para nascer" e alegria de coração para viver. 

O jantar conta, uma vez mais, com as iguarias preparadas pela Quinta da Taipa, o espaço acolhedor e requintado do Plaza Ribeiro Telles e... muitas outras surpresas!

Contamos com a sua presença!

Crowdfunding

Já imaginou uma mãe que dá à luz um filho e não tem acesso aos produtos mais básicos para cuidar do seu bebé? Ajude-nos a garantir que em Nhampuepua, em 2024, todas as mamãs terão sabonete, cuecas, fraldas ou um gorro para o seu bebé!

--


MAYI - Academia de Formação em Saúde e Nutrição Materno-Infantil


Os Kits parto são kits distribuídos às mamãs após os partos no Centro de Saúde de Nhampuepua (Sofala - Moçambique), construído pela APOIAR em 2021. A maior parte das mamãs acompanhadas vivem em realidades de pobreza extrema e chegam ao centro de saúde sem nada. O kit parto permite que estas mães se sintam mais seguras, numa fase tão importante, e que possam cuidar melhor dos seus bebés.


Entre os produtos que constituem os 240 kits partos necessários para 2024 estão: embalagens de pensos higiénicos, cuecas para as mães, manta, mudas de roupa bebé, barra de sabão, fraldas de pano, alfinetes para a fralda, sabonete para o bebé, creme para o bebé...


https://ppl.pt/causas/apoiar23


O Projeto KUKULA chegou a Lipusia!

23 de junho de 2023 é um dia que ficará para sempre na história do


comunidade Lipusia, com a inauguração da primeira cozinha escolar! 


--


Foi num ambiente festivo que mais de 650 crianças e suas famílias se reuniram para inaugurar a cozinha escolar - KUKULA - em Lipusia, financiada pela JOINCO. Desde professores e diretor da escola, famílias da comunidade e funcionários do governo, todos ficaram profundamente felizes e agradecidos por termos chegado a esta comunidade e implementado um projeto que responde às necessidades básicas e diárias destas crianças, enquanto constrói um caminho de futuro.



As duas refeições diárias, nutritivas e saudáveis, vão melhorar a nutrição destas crianças, torná-las mais saudáveis e vão contribuir também para o aumento da assiduidade na escola e a consequente diminuição do trabalho infantil nesta comunidade!

ESTÁ A NASCER UMA NOVA KUKULA!

Na comunidade de Lipusia, no Niassa, está a nascer uma nova cozinha escolar KUKULA, em parceria com a JOINCO!


--


É em parceria, e através do financiamento da JOINCO, que a APOIAR está a construir mais uma cozinha escolar no Niassa, Moçambique.


Esta cozinha será a sexta da província do Niassa e a décima quarta cozinha em funcionamento. Serão distribuídas 2 refeições diárias a aproximadamente 300 crianças.


Através deste projeto de nutrição e educação continuamos, com a ajuda dos nossos parceiros, num caminho de contribuição para a quebra do ciclo de pobreza absoluta em Moçambique. 

Estamos a contratar: Moçambique

Consulte as nossas vagas e venha fazer parte da Equipa APOIAR!


--


Consultor de Produção Agrícola » AQUI



Consultor em Educação Alimentar e Nutrição, Higiene e


Segurança Alimentar » AQUI



Especialista em processos de Planificação, Orçamentação,


Execução, Monitoria e Avaliação (POEMA) » AQUI



2 estagiários, do Instituto Agrário de Manica » AQUI


(Processo de recrutamento concluído)

APOIAR SEM GASTAR

Sabia que ao tratar do seu IRS pode ajudar quem mais precisa, sem qualquer custo?


--


Submeter o IRS é uma obrigação fiscal que também pode ser uma forma de ajudar os mais vulneráveis. Como contribuinte pode ajudar a APOIAR, sem qualquer impacto no valor do seu reembolso, sem custos. A consignação do IRS consiste na atribuição de uma pequena parte do imposto que já paga para uma instituição de solidariedade social, em vez ir, na totalidade, para Estado.



A consignação do IRS à APOIAR não tem qualquer custo para si e ajuda em muito os projetos da APOIAR juntos das famílias mais vulneráveis em Moçambique.



Para consignar o IRS à APOIAR pode fazê-lo até 31 de março, antes da época de entrega do IRS, através do link https://irs.portaldasfinancas.gov.pt/.../consig.../comunicar 


Aceda com os seus dados e procure na lupa (filtrar por) pelo NIF da APOIAR 503996696 (Assoc Portuguesa de Apoio a África) e carregue em submeter.



Também pode fazê-lo entre 1 de abril e 30 de junho, durante a época de entrega da declaração de IRS (quadro 11, Modelo 3). 



É agora: a oportunidade de APOIAR SEM GASTAR!


Bem haja pela sua ajuda!

ESCOLINHA JOHO: inauguração

Foi no passado dia 16 de Fevereiro que inaugurámos a Escolinha de Joho, no Niassa, para crianças entre os 2 e os 5 anos de idade. 


--


Financiada pelo prémio do programa Vinci para a Cidadania, esta Escolinha vem contribuir de forma extraordinária para o progresso desta comunidade Moçambicana.



No primeiro dia dezenas de crianças vieram com as suas mamãs à Escolinha. Ficaram, muitos com as suas mães, conheceram a equipa, as educadoras, ambientaram-se com curiosidade e algum receio. 



No segundo dia da Escolinha a evolução foi incrível: as mamãs vieram deixar os seus filhos com confiança, as crianças sentiram-se seguras e muitas já vieram ficar pela mão dos irmãos. Hoje temos 86 crianças connosco na Escolinha e muita música, festejamos um avanço na Educação.

EVENTO: JUNTOS EM MOÇAMBIQUE!

Temos o prazer de convidar à participação no Evento “Juntos em Moçambique: O papel das ONGD Portuguesas na Reconstrução Pós-Ciclones”, a decorrer no próximo dia 6 de Dezembro de 2022, das 10H às 12H, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.



Mais de 3 anos após a trágica passagem dos ciclones Idai e Kenneth, pelo centro e norte de Moçambique, é tempo de fazer o balanço e apresentar os resultados da intervenção dos 5 consórcios de ONGD portuguesas liderados por Apoiar, FEC, Health4Moz, Helpo e Oikos.



Em estreita articulação com autoridades, parceiros e comunidades locais, os projetos em áreas de saúde, educação e segurança alimentar, apoiaram a recuperação e reconstrução das regiões moçambicanas mais afetadas por estas catástrofes.



Esta intervenção foi desencadeada pelo Mecanismo de Financiamento para Apoio à Recuperação e Reconstrução de Moçambique, criado pelo Governo Português, através do Camões, I.P., tendo em vista conciliar disponibilidades do setor público e privado para contribuir financeiramente para o auxílio às vítimas.



Também porque esta conjugação de esforços e vontades do setor público e privado é essencial para a atuação das ONGD, pretende-se que este seja um evento com capacidade de olhar para o presente e para o futuro desta colaboração. Como tal, será apresentada uma mesa-redonda subordinada a “Empresas e ONGD: Parceiros para o Desenvolvimento”, onde se pretende refletir sobre o papel e a articulação entre as ONGD e as empresas nas áreas da emergência humanitária e da cooperação para o desenvolvimento. Moderação de Paula Borges, jornalista RTP África. 

Construção da Escolinha de JOHO


Construção da Escolinha de JOHO


Foi na passada semana que iniciámos as obras de construção da nova Escolinha para crianças entre os 2 e os 5 anos de idade em Joho, no Niassa.


--


Através do Financiamento do Programa Vinci para a Cidadania, a que a APOIAR se candidatou com o projeto da Escolinha, iniciámos em Outubro de 2022 a construção da primeira escola de ensino pré-escolar da comunidade de Joho, no Niassa.


A APOIAR já estava presente nesta comunidade, através do trabalho com as mães - na Academia MAYI - e com uma cozinha escolar na Escola Primária Completa de Joho e trabalhamos agora para melhorar a educação e nutrição das crianças entre os 2 e os 5 de idade de Joho.


Agora, mãos à obra!

CONVERSAS 100 LIMITES

No passado dia 22 de Setembro, no salão nobre da Pousada de Lisboa, o grupo de Voluntários APOIAR 100 LIMITES participou numa sessão pública de apresentação de resultados da missão que desenvolveram, em Moçambique, em Agosto deste ano. 


--


A apresentação de resultados da missão de voluntariado internacional APPOIAR 100 LIMITES à família, amigos, doadores da APOIAR e ao público em geral é uma etapa fundamental para fechar o ciclo anual deste projeto.



Esta foi a 5ª edição deste projeto de voluntariado e, no passado dia 22, muitas histórias, desafios e conquistas foram partilhados connosco. Foi uma tarde muito especial em que as emoções saídas da boca dos voluntários contagiaram o público que se deslocou ao Terreiro do Paço, à Pousada de Lisboa, e encheu o salão Nobre.



Agradecemos aos voluntários o trabalho meritório que desenvolveram com as crianças do projeto APOIAR Campeões em Sofala, a formação dos mentores e toda a ajuda neste projeto de educação. Lançaram sementes que estão a germinar e voltaram cheios de tudo o que viveram em Moçambique.



As nossas crianças em Moçambique também deixaram a sua mensagem:

KUKULA em Tete

2022 foi o ano de expansão do projeto KUKULA para uma nova província: Tete. Em Fevereiro de 2022 abrimos a primeira cozinha escolar na comunidade de Nkhame. Passados 7 meses temos já 6 cozinhas em pelo funcionamento nesta província e distribuímos mais de 60.000 refeições às crianças destas comunidades escolares.


--


Depois de Niassa e Sofala, expandimos em 2022 a nossa atuação para a província de Tete (com o KUKULA). A APOIAR construiu já 16 cozinhas escolares em Moçambique!



O projecto KUKULA é um programa de alimentação escolar e que contempla a distribuição gratuita de 2 refeições diárias aos alunos. Estas refeições nutritivas contribuem para o aumento da assiduidade nas escolas e para um melhor aproveitamento escolar.

APOIAR 100 LIMITES, Voluntariado Internacional!

O APOIAR 100 Limites é um projeto de voluntariado internacional. Está a decorrer, durante o mês de Agosto de 2022 a 5ª edição deste projeto.


--



São 17 os jovens Portugueses que se uniram à APOIAR para realizar uma missão de voluntariado em Moçambique, em Agosto de 2022. Vão atuar no terreno, num projeto de Desenvolvimento de Talento Jovem, apoio escolar, desporto e literacia emocional, com crianças da 5ª classe de famílias vulneráveis. 



Neste mês de Agosto este grupo doa as suas férias e põe-se ao serviço, dedicando-se ao outro, a quem mais precisa de ajuda. Através deste projeto de voluntariado vão contribuir para aumentar o acesso ao ensino primário e secundário, como resultado à aquisição de aprendizagens mais eficazes. Vão mitigar o risco de desistência ou reprovação, particularmente de raparigas e órfãos. 



Acompanhe estes dias através do DIÁRIO DE MISSÃO 2022, disponível da página do projeto:

Desafio Badgías entre as Cozinhas KUKULA!

No passado dia 1 de Junho todas as equipas das 9 cozinhas KUKULA, da APOIAR, estiveram empenhadas em fazer as melhores receitas de Bagdias (Bolinhos) para entregar as nossas crianças e festejar assim o "Dia da Criança".


--


Lançámos um desafio ás equipas das nossas cozinhas KUKULA, que confeccionassem os melhores bolinhos (badgías) para oferecer às crianças das escolas de cada comunidade no Dia 1 de Junho.



Todas as equipas se empenharam na confecção dos Bolinhos e no registo, em fotografia e vídeo, para partilhar entre todas as equipas, em Portugal e em Moçambique. 



Esta ação em equipa foi muito importante e divertida para os nossos colaboradores e o resultado foi muito saboroso para as nossas crianças!



Na primeira semana de Julho as equipas das 3 cozinhas vencedoras (uma por cada província) foram surpreendidas com um presente pelo empenho demonstrado neste desafio e pelos bons resultados!


A alegria foi geral! Cozinheiros, hortelãos e mamãs de ajuda receberam capulanas, loiças, kits alimentares e camisas que os deixaram muito felizes!



Viva às cozinhas KUKULA!


Viva à equipa APOIAR!


Viva à alimentação escolar!


Viva às nossas crianças!

Acordos de Campeões assinados na Escola Primeiro de Maio em Sofala, Moçambique

No passado dia 13 de Junho 46 crianças, integradas no projeto APOIAR Campeões (implementado pela ONGD APOIAR e financiado pelo Camões I.P), reuniram-se para assinar e formalizar o seu compromisso e empenho nas Bolsas de Desenvolvimento de Talento Jovem.



O projeto APOIAR Campeões consiste numa rede de apoio ao estudo, através da mentoria de jovens universitários a crianças entre os 10 e os 14 anos e do desenvolvimento da actividade desportiva. 


Atribuíram-se Bolsas de Desenvolvimento de Talento Jovem a estas crianças que, através da ligação entre o desporto e o ensino, ganham a cada atividade motivação para se superarem e optimizarem o seu desempenho escolar. A mentoria, o desenvolvimento de talento e a literacia emocional são a chave deste projeto de Educação da APOIAR em Moçambique.



No dia 13 de Junho as primeiras 46 crianças abrangidas pelo projeto estavam presentes na escola, com os seus mentores e Encarregados de Educação, para que juntos - escola, alunos, APOIAR e família - formalizassem o compromisso de participação, empenho e acompanhamento de todas as partes.



Muitos dos presentes fizeram questão de deixar o seu testemunho, neste dia de festa:


- O Diretor da Escola assinalou que são notáveis as melhorias na leitura destes alunos desde o início do projeto APOIAR Campeões;


- O líder comunitário falou de uma mudança no comportamento geral destas crianças já que, ao contrário do que acontecia antes, as vê cumprimentarem as pessoas por quem passam na rua;


- Vários pais quiseram deixar também o seu agradecimento ao projecto, dizendo que notavam grandes diferenças na motivação das crianças para ir à escola e no seu comportamento.



Andreia Oliveira, gestora do Projeto APOIAR Campeões, tomou a palavra e perguntou se queriam assinar o compromisso e as respostas foram em uníssono: SIM!

Noite de Fados por Moçambique

Os grupo de Voluntariado Internacional APOIAR 100 LIMITES organizou uma Noite de Fados, cujos ingressos revertem para a sua Missão de Apoio Escolar em Moçambique.


--


Faça já a sua reserva.

(Evento Concluído)

Relatório Anual de Atividades 2021

Ao longo do ano vamos agradecendo cada donativo, parceria ou serviço, que nos completam


e representam partes deste caminho para acabar com a pobreza e promover


a prosperidade e o bem-estar de todos.


No final do ano ao fechar o nosso Relatório Anual de Atividades é altura de voltar a


agradecer a cada um dos parceiros (75 no ano 2021) que fizeram connosco o que aqui


apresentamos. Somos APOIAR porque apoiamos e somos APOIAR porque nos apoiam; é


nesta lógica de interajuda que vivemos cada dia, acreditamos que juntos conseguiremos


sempre fazer mais e fazer melhor. Bem hajam.



Consulte:

Com o seu IRS pode APOIAR SEM GASTAR!

Até dia 31 de Março consigne a APOIAR no seu IRS (sem qualquer custo) e apoie milhares de crianças que vivem em contexto de pobreza absoluta, em Moçambique!


--


Depois de fazer login no portal das finanças pesquise "comunicar entidade a consignar irs/iva" e seleccione o


NIF 503 996 696 - ASSOC PORTUGUESA DE APOIO A ÁFRICA.



Bem haja por ser, também, a força que nos move! 

Cozinhas KUKULA chegam a Tete!

As cozinhas KUKULA abrem agora numa nova província: Tete.


Hoje, na comunidade de Nkhame, foram distruídas as primeiras refeições às crianças da escola que, acreditamos, vêm contribuir para a quebra do ciclo de pobreza absoluta em Moçambique.



--


As KUKULA - cozinhas escolares para nutrir, crescer e aprender são parte de um projecto muito querido da Apoiar.



Neste programa de alimentação escolar são distribuídas duas refeições diárias aos alunos assíduos. Sabemos que crianças nutridas terão mais saúde, uma maior assiduidade e aproveitamento escolar.



Acreditamos que este é um caminho fundamental para combater o ciclo da pobreza absoluta em Moçambique.


Hoje abrimos a primeira cozinha Kukula em Tete, a primeira de um conjunto de cozinhas que prevemos replicar em breve, com os nossos parceiros, nesta mesma província.

APOIAR CAMPEÕES NA VILA DO DONDO, SOFALA

O projeto APOIAR Campeões, seleccionado pela  Linha de Cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, teve a sua abertura oficial esta semana no Dondo, Sofala.


--


O trabalho de campo de arranque do projeto tem vindo a ser desenvolvido nos último meses. 


Este mês de Fevereiro, depois de selecionar as escolas e consolidar a equipa, apresentámos o projecto à universidade. Temos 40 mentores a trabalhar connosco para APOIAR Campeões e já fizemos a apresentação oficial à comunidade.



Este projeto trabalha o desenvolvimento de talento para jovens vulneráveis através do desporto, apoio escolar e literacia emocional.



Reconhecemos no desporto uma abordagem para alcançar a educação de qualidade!

Donativo de 114.000 comprimidos para o tratamento da malária

Faça uma descrição para esta aba e inclua informações de interesse dos visitantes do site. Por exemplo, caso esteja usando abas para mostrar diferentes serviçA INOVEMED - produtos farmacêuticos, entregou à APOIAR um donativo de 114.000 comprimidos para o tratamento da Malária em Moçambique, nesta parceira entrou também a TAP, responsável pelo transporte dos medicamentos de Portugal para Moçambique. 


--


Foi com muita alegria, pela importância que tem na saúde das nossas comunidades, que recebemos o donativo da INOVEMED em Moçambique.


Na província de Sofala, a APOIAR entregou os comprimidos para o tratamento da Malária ao Diretor do Hospital Municípal do Dondo, Dr. Lopes, e seguiu a sua distribuição nas Unidades Sanitárias das comunidades mais vulneráveis da província. 

Projeto APOIAR Campeões aprovado na Linha de Cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

No passado mês de Outubro de 2021 foram publicados os resultados à "Linha de Cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento 2021" que seleccionou, entre outros, o Projeto APOIAR Campeões, da APOIAR, como um "projeto novo, elegível, apoiado".   


--


É com o objetivo de trabalhar o Desenvolvimento de talento para jovens vulneráveis, através do desporto, apoio escolar e literacia emocional, que a APOIAR submeteu - à linha de cofinanciamento de projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, do Camões I.P. - o projeto APOIAR Campeões. 



O resultado foi positivo e para a implementação deste projeto, com enfoque no setor da Educação e Ciência, o cofinanciamento será, neste primeiro ano, de €117.211,01. O projeto terá a duração de 3 anos.



Um mês depois de recebidos os resultados já estamos em Sofala, a província onde vai ser implementado o projeto, a trabalhar no desenvolvimento inicial do projeto!

AFRICAN BOX, NATAL 2021!

A nova edição das AFRICAN BOX junta numa caixa sabores Moçambicanos e Portugueses!


A caixa com Piri-piri SAKANA, é a nossa proposta para os seus presentes de Natal este ano: presentes solidários, com sentido, que celebram momentos de partilha em Portugal e a Vida de milhares de crianças acompanhadas pela APOIAR, em Moçambique. 


--


Aproxima-se o Natal, a altura do ano em que todos fazemos uma pausa na azáfama do dia-a-dia para celebrar a Vida, a Família e os Amigos. Esta é, por excelência, a celebração da partilha, do pensar no outro e na oferta. 


A esta experiência anual podemos juntar um significado ainda maior se pensarmos no outro que conhecemos, que nos é próximo, mas também naquele que está longe, a quem falta o conforto de uma refeição. Ao oferecer a AFRICAN BOX da APOIAR permite que o seu momento de partilha em família seja, também, momento de Alegria para milhares de crianças em Moçambique.


Junte-se a esta causa e seja parte na "felicidade Moçambicana"! 

GIVING TUESDAY: TU & EU CONTRA A FOME.

"Comemorado intencionalmente na primeira 3ª feira após o BlackFriday (...) o GivingTuesday inspira milhões de pessoas em todo o mundo a dar a cara e a retribuir às causas que são relevantes para cada um.


O objectivo é criar uma onda massiva de generosidade que dure para além do dia do GivingTuesday e que atinja todas as pessoas do planeta sob o mote dá para mudar".



A APOIAR é uma das Organizações presentes no GivingTuesday Portugal, a 30 de Novembro.


--


Em Moçambique:


» A alimentação escolar é uma das formas mais poderosas no combate à desnutrição;


» A desnutrição está associada ao insucesso escolar;


» Uma refeição escolar é um forte incentivo para combater o trabalho infantil;


» A cobertura de programas de alimentação escolar é de apenas 3%;



A APOIAR implementou, em 8 escolas de comunidades rurais, o projeto KUKULA - cozinhas escolares Moçambicanas para nutrir, crescer e aprender!



Neste GIVING TUESDAY o apelo é que TU&EU estejamos unidos na distribuição de refeições às crianças das comunidades mais vulneráveis em Moçambique.



Contamos consigo, neste dia, para reforçar a importância da alimentação na educação e no futuro.

O primeiro bebé da nossa Clínica Esperança!

"esse é o primeiro bebé que foi nascido no centro de saúde de nhampuepwa, do sexo masculino, a criança nasceu às 21:47 minutos, com 2,200 kg, bebé e a mãe estão bem" » uma mensagem que recebemos da Equipa da APOIAR em Moçambique, e que nos encheu de alegria.


--


A Clinica Esperança foi um projeto que começou com a força e coragem de um voluntário, com um crowdfunding!


A este voluntário juntaram-se doadores e a clínica Esperança, da APOIAR, foi entregue no final do mês de Julho ao Estado. Em Nhampuepua existe agora um Centro de Saúde, com maternidade, para dar assistência às comunidades mais próximas.



Dia 27 de Agosto a notícia não podia ter sido melhor.


Nasceu o primeiro bebé na Clínica Esperança!!! Acompanhamos a mamã no nosso projeto MAYI e entregámos-lhe uma Babybox com os primeiros produtos essenciais para os primeiros meses de vida do bebé!

Início do projeto Santolic!

Acabámos o mês de Junho com o início do projeto Santolic. O Santolic está integrado dentro do projeto UNGUMI e tem como objetivo, através de várias atividades, a educação e contribuição para um saneamento melhorado.



É em Sofala que decorre o projeto "Ungumi – Promover e construir


um espaço saudável no pós-idai nas comunidades rurais do corredor Dondo Savane". 


Decorrido mais de um ano desde o início do projeto passámos agora à fase de iniciação da atividade Santolic. O objetivo desta atividade é desenvolver a protecção da saúde pública através do aumento da cobertura de condições de higiene e saneamento por parte dos habitantes de comunidades rurais do corredor Dondo-Savane.


Reunimos com a comunidade e agora vamos formar para a construção de latrinas, de acordo com o Santolic.


Na imagem à direita as tampas das latrinas estão a ser distribuídas pelas casas dos beneficiários.

VIDA ONLINE - Escola de Informática!

Estão encontradas as instalações ideais para o novo centro informático, que resulta da parceria APOIAR e FUNDAÇÃO LVIDA, com o financimaneto do "Programa Vinci para a Cidadania".



É com enorme alegria que anunciamos mais uma parceria para a nova escola de Informática: VIDA ONLINE, o Município do Dondo. Este é um reconhecimento de quem já conhece o trabalho da APOIAR. O Município do Dondo junta-se, assim, a um projecto cujo foco é a facilitação do acesso ao emprego, através da formação de jovens na disciplina de informática.



Na imagem ao lado o Presidente do Município do Dondo, Manuel Virade Chaparica, a Presidente da APOIAR, Helena Ribeiro Telles, e a Coordenadora da APOIAR em Moçambique, Mércia Chande, formalizam a assinatura do acordo, com a cedência de instalações (2 salas) para a realização das formações. 

O Pai no Mayi!

Dia 19 de Março festejamos o Dia do Pai, neste dia importantequeremos fazer umareferência especial àparticipação dos Pais, em Moçambique, que gradualmente se têm juntado às mamãs, e à APOIAR, no MAYI - Academia de Formação em Saúde e NutriçãoMaterno Infantil.


O projecto MAYI, daAPOIAR, é um projecto direccionado para as grávidas e mães de bebés até aos 2 anos de idade. Aqui formamos as participantes nas grandes áreas da saúde e nutrição materno infantil. Ao longo deste caminho, e à medida que se criam novas réplicas do projecto MAYI, temos vindo a introduzir, cada vez mais, a presença do Pai. Esta é uma grande conquista, conseguimos despertar a curiosidade dos Pais e temos agora um módulo de formação inserido no programa só para homens/pais.


Hoje, dia 19 de Março,celebramos em Portugal oDia do Pai e queremosfazer referência a esta grande conquista dos últimos meses. É realmente importante apresença do pai na famíliae o seu interesse, e participação, em temas que são facilmente associados exclusivamente às mulheres é um grande passo - até para o empoderamento feminino. Hoje em Sofala, Moçambique, temos já vários pais que assistem a módulos da Academia de Formação em Saúde e Nutrição Materno Infantil, estamos a caminhar para uma paternidade mais presente, no acompanhamento da gravidez, do parto e do desenvolvimento do bebé!

O novo telhado da escola de MUITA!

No Niassa o projeto de alimentação escolar KUKULA decorre em 5 cozinhas, construídas em 5 comunidades escolares.


Na comunidade de MUITA os telhados das salas de aulas foram-se degradando e encontrámos mesmo salas sem telhado.


O projecto de alimentação escolar KUKULA decorre através do funcuinamento de 5 cozinhas, m 5 comunidades escolares do distrito de Mamdimba. A intervenção da APOIAR neste projecto desenvolve-se ao nível da alimentação como incentivo ao aumento da assiduidade escolar, na luta contra a quebra do trabalho infantil.


Na comunidade de MUITA os telhados das salas de aula foram-se degradando e existiam já salas sem telhado que impossibilitavam que as crianças requentassem as aulas nos dias de chuva.


Em parceria com a Educação a APOIAR pôs "mãos à obra" na recuperação do telhado das salas de aula!


É com alegria que hoje anunciamos que as salas têm novos telhados, e que as crianças podem ir às aulas... faça chuva ou faça sol!

Mochilas e panos inspiracionais, de Portugal para Moçambique!

Duas semanas de entregas de donativos em espécie numa campanha concretizada em Portugal, com destino às crianças mais vulneráveis das comunidades de Sofala - Moçambique.



É em Sofala que retomámos, nestas duas últimas semanas, as distribuições de mochilas futuro às crianças mais vulneráveis das comunidades.


A campanha das mochilas futuro contou com a colaboração das Águas de Portugal, EDP e Lusíadas Saúde, e estamos a distribuir as 4.920 mochilas angariadas em Portugal.


Ao mesmo tempo entregamos a cada escola um pano com mensagens inspiradoras pintado por crianças nas escolas portuguesas, com o intuito de motivar também as crianças Moçambicanas.


Chegamos a escolas onde ainda não existem salas de aulas. É a sombra das árvores que dá abrigo às crianças que têm aulas na rua... e as pernas servem de mesa para escrever.


Diz-nos a Mércia, Gestora de Projetos da APOIAR em Moçambique: "A certeza agora é que os cadernos e livros - que já tinham - ganharam um espaço seguro...a mochila futuro."

A nossa newsletter

Arquivo de Notícias APOIAR

Share by: