» INTERCÂMBIO DIGITAL

INTERCÂMBIO DIGITAL!


Pontes para o Diálogo Norte-Sul

Com o projeto de Intercâmbio Digital, financiado pelo Instituto Camões, IP, e em parceria com o Agrupamento de Castêlo da Maia, em Portugal, procuramos reforçar o pensamento crítico para a compreensão intercultural e para a prática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Este programa é dirigido aos alunos do 3.o Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a reflexão sobre os ODS como expressão de cidadania ativa.

Entre sessões digitais com jovens Portugueses e Moçambicanos procuramos desmistificar as metas das Nações Unidas numa linguagem corrente e facilmente
aplicável ao dia-a-dia.




Ano Letivo 2022-2023

Este foi o ano letivo em que teve início o Projeto de Intercâmbio Digital, financiado pelo Camões, I.P, implementado pela APOIAR e em parceria com o Agrupamento de Escolas de Castêlo da Maia.


Programamos agora réplicas deste projeto, para o próximo ano letivo e com novos parceiros, com o objetivo de reforçar o pensamento crítico para a compreensão intercultural e para a prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas escolas portuguesas e moçambicanas.


Abaixo partilhamos o caminho de aprendizagem, do ano 1 (projeto piloto), através seguintes documentos:


Manuais do Projeto:

Manual dos ODS Manual do Dinamizador


Depois das cinco sessões de intercâmbio os alunos dos dois países decidiram que atividades iam desenvolver para dar resposta a problemas concretos da sua comunidade, tendo por base a seleção de um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.


Abaixo partilhamos imagens das atividades desenvolvidas por cada grupo de alunos, na contribuição para o ODS selecionado.


Resultados:


Mais detalhes sobre os resultados as atividades dinamizadas pelos alunos:

Resultados - projeto piloto 2022-2023
Share by: