Ano Letivo 2023-2024
O projeto Intercâmbio Digital "Diálogo Norte-Sul", promovido pela APOIAR, pretende fortalecer a Educação para o Desenvolvimento, incentivando o pensamento crítico, a interculturalidade e a prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa conecta-se com jovens de cinco escolas do Ribatejo – Escola Secundária Marquesa da Alorna, Almeirim; Escola Secundária de Benavente; Agrupamento de Escolas Vale de Aveiras; Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos; Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Santarém - em Portugal e alunos da Escola Secundária do Dondo, na Beira, em Moçambique, utilizando uma metodologia participativa e colaborativa que promove a cidadania ativa e a transformação social.
Este projeto foca-se na aproximação entre escola e comunidade, estimula a reflexão crítica sobre desafios globais, como a pobreza, a desigualdade de género e o acesso a recursos essenciais, integrando os ODS em atividades práticas. A metodologia procura capacitar os jovens como agentes de mudança, promovendo a interculturalidade.
Na segunda edição deste projeto de Intercâmbio, a interação entre os jovens voltou a revelar-se uma fonte de transformação e mudança, fortalecendo o sentido de cidadania global e o envolvimento comunitário. Os professores e os alunos destacaram os benefícios desta experiência, considerando-a enriquecedora.
Manuais do Projeto:
Resultados:
Ano Letivo 2022-2023
Este foi o ano letivo em que teve início o Projeto de Intercâmbio Digital, financiado pelo Camões, I.P, implementado pela APOIAR e em parceria com o Agrupamento de Escolas de Castêlo da Maia.
Programamos agora réplicas deste projeto, para o próximo ano letivo e com novos parceiros, com o objetivo de reforçar o pensamento crítico para a compreensão intercultural e para a prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas escolas portuguesas e moçambicanas.
Abaixo partilhamos o caminho de aprendizagem, do ano 1 (projeto piloto), através seguintes documentos:
Manuais do Projeto:
Depois das cinco sessões de intercâmbio os alunos dos dois países decidiram que atividades iam desenvolver para dar resposta a problemas concretos da sua comunidade, tendo por base a seleção de um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Abaixo partilhamos imagens das atividades desenvolvidas por cada grupo de alunos, na contribuição para o ODS selecionado.
Resultados:
City skyline
Mais detalhes sobre os resultados as atividades dinamizadas pelos alunos: